CURVAS DE NÍVEL ATRAVÉS DO SKETCHUP COM O GOOGLE EARTH

Olá turma!

Todos sabem o quanto é difícil fazer o levantamento topográfico de uma região. Muitos ainda contam com o “quase extinto e desatualizado” GEGRAN, porém existe outra solução.
Por meio do Google EARTH podemos transferir o terreno para o Sketchup e através de uma técnica que você presenciará neste tutorial obter as curvas de nível e posteriormente exportá-las para qualquer software CAD.

Procedimento:

1 – Acesse o Google Earth e exiba  no quadro a região a ser analizada

2- Abra o Sketchup e clique no comando Obter Exibição Atual (Get Current View)

3- Após a Importação clique no comando Ativar/Desativar Terreno (Toggle Terrain)

4- Crie um plano no ponto mais baixo do mapa. Para isso utilize a ferramenta Retângulo (Rectangle).

5- Ative a ferramenta Mover/Copiar (Move/Copy), pressione a tecla CTRL, assim que surgir o sinal  “+” para que seja criada a cópia  seleciona-se o plano e arraste na direção do eixo Z na altura de 1m. Após a cópia ter sido efetuada na seção Comprimento (Measurements – canto inferior direito da tela) digite por exemplo X30. Isso fará com que 30 planos sejam distribuidos de forma equidistante.

6- Selecione todos os planos e dê um clique com o botão direito do mouse, a seguir ative a opção Intersecção com o Modelo (Instersect With Model)

7- Apague os planos para visualizar as curvas de nível.

8- Agora é só exportar para qualquer software CAD, mas lembre-se….para isso é necessário possuir a versão licenciada do Sketchup. Caso você não tenha procure na WEB um software de migração SKP para DWG.

Bons Estudos

4 Responses to CURVAS DE NÍVEL ATRAVÉS DO SKETCHUP COM O GOOGLE EARTH

  1. Cristiano disse:

    Olá.. bom dia
    Muito legal esta possibilidade, uma vez que sempre precisamos redesenhar todas as curvas a cada novo projeto.. Mas tenho uma dúvida:
    - Pelas cartas da EMPLASA (escala 1/10.000) as curvas estão em altitude em relação ao nível do mar… existe a possibilidade de jogarmos esta referencia para que em determinada área (por exemplo Interlagos/sp) onde a altitude é de 750 fique igual a da carta?
    Obrigado pela dica
    Um abraço

  2. Otávio disse:

    Olá,

    Muito obrigado pela dica! Funcionou muito bem.

    Abraço,

    Otávio

  3. marcos disse:

    obrigado pelas instruções mas ainda tenho um problema, ao exportar para o cad apenas esta exportando as curvas e gostaria que exporta-se as curvas junto com a imagem do google earth de preferencia sem o fundo verde do programa. Tem como exportar simultaneamente?

  4. andreza disse:

    gostaria de saber como obter as cotas de cada curva de nível, visto que exporto no plano, mas não tenho as alturas.

Deixe uma resposta